sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Chegou o verão!



A estação mais quente do ano chegou e, com ela, os cuidados com a pele devem ser redobrados. No verão, a exposição inadequada ao sol é responsável pelo aparecimento de manchas pelo corpo, envelhecimento da pele, além de queimaduras que, futuramente, podem causar o aparecimento de tumores. Para evitar todos esses problemas, o protetor solar se torna um grande aliado na exposição ao sol, que pode ser aproveitado de forma saudável antes das 10 horas e depois das 16 horas. 

Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro – através dos produtos que ajudam a mantê-la saudável – e de dentro para fora, por meio da alimentação e da reposição de líquidos. Ao contrário do que se pensa, os cuidados com a pele no verão precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou na piscina. Nesta época, é de extrema importância o consumo de frutas e verduras, que, além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras, são ricas em água. A nutricionista Michele Blankenheim destaca a necessidade de incluir as frutas da estação na alimentação. “As frutas da estação, além de maior abundância de vitaminas, possuem um custo mais baixo. São elas: a melancia, o melão, a manga, o pêssego, a ameixa, a laranja, a uva, entre outras.” 
Conforme Michele, o consumo de líquidos torna-se de extrema importância, já que há maior perda hídrica devido ao calor e suor. “Não esperar que a sede apareça é o ideal, uma vez que esse já é um sinal de desidratação. Sucos e chás são uma opção, mas o melhor sempre é a água, pois não contém calorias. Quando consumidos, os sucos devem ser tomados logo após o preparo, para não perderem as propriedades nutricionais. Com o suor, perdemos, além de líquidos, alguns minerais e eletrólitos, que também são repostos pelas frutas e verduras”, ressalta a profissional.
Para prevenir possíveis danos causados pela exposição ao sol, a dermatologista Letícia Brunetto esclarece algumas questões relevantes para aproveitar o verão e não maltratar a sua pele.

- Quais são os principais cuidados com a pele que devem ser tomados no verão?
Durante o verão, devemos redobrar os cuidados com o sol, pois, em geral, nesta época, ficamos mais tempo expostos ao sol, realizamos mais atividades ao ar livre, usamos roupas mais decotadas. No entanto, não devemos esquecer que a recomendação de uso de filtro solar deve ser mantida durante todo o ano, inclusive em dias nublados ou chuvosos. No verão, devido ao excesso de transpiração e mergulhos frequentes, é necessário reaplicar o filtro a cada 2 horas, e sempre após cada mergulho. É recomendado que utilizemos roupas leves, de cor clara, de preferência de algodão ou com tecidos que já venham com proteção solar. 
 Cuidados no banho também são importantes: durante esta estação, o banho deve ser mais frio e rápido, para evitar desidratar ainda mais a pele. Os sabonetes glicerinados ou hidratantes são uma boa opção, de preferência utilizados no máximo uma vez por dia. Após o banho, usar hidratantes sob a forma de loção ou gel. Ingredientes como aloe vera, camomila ou azuleno são calmantes. As vitaminas C e E são antioxidantes, ou seja, têm a função de combater a formação de radicais livres e o consequente envelhecimento da pele.

- Dicas sobre o uso do filtro solar:

  • Aplicar o protetor solar todos os dias.
  • O filtro solar deve ser espalhado de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol.
  • Passar generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia.
  • Lembrar de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.
  • Evitar exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.
  • O uso do filtro solar não significa imunidade aos efeitos do sol. Evitar se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de radiação ultravioleta B, principal responsável pelo surgimento do câncer da pele.
  • Proteger as crianças. Diminuir a exposição das crianças ao sol, e aplicar protetor solar a partir dos 6 meses de idade. Manter as crianças menores de 6 meses fora da luz solar direta.


- Além do protetor solar, quais outros produtos podem ser utilizados para redobrar os cuidados nesta estação?
É importante protegermos o rosto com bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face. Na praia, devemos procurar nos proteger nas barracas de praia ou guarda-sóis, que, hoje em dia, inclusive, já são produzidos com tecidos com fator de proteção solar. Não podemos esquecer que, mesmo à sombra, a proteção com filtro solar é necessária, já que os raios de sol refletem em superfícies como a areia, o concreto e a água.
É extremamente importante lembrar de proteger os lábios, as orelhas e utilizar óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB.

- Quais são os protetores ideais para cada pele?
É necessário que cada pessoa encontre um filtro adequado para o seu tipo de pele. Pessoas com pele oleosa devem evitar produtos à base de óleo. Hoje, é possível encontrar no mercado produtos específicos para pele acneica (com espinhas), com fator de redução de brilho e que atuam no controle da oleosidade da pele. Existem, ainda, filtros solares que já possuem agentes antioxidantes associados na fórmula, para minimizar os efeitos da radiação solar. Pessoas que estão realizando tratamento para clareamento de manchas podem contar com o uso de filtro solar com soja, para auxiliar na uniformização da cor da pele.
Os homens, da mesma forma, devem usar filtro solar e hidratantes. Atualmente, esses produtos já estão disponíveis em gel ou spray, o que facilita bastante para os que têm muitos pelos, além de não deixar a pele muito melada. O ideal é contar com a ajuda de seu dermatologista para escolher o filtro ideal para sua pele.

- E como saber quais os fatores de proteção solar escolher?
 O mais recomendado para o verão é usar um filtro solar com FPS (fator de proteção solar) maior ou igual a 30.

- Bloqueador e protetor solar manipulados são mais eficientes?
Não, os filtros solares manipulados não são mais eficientes.

- Deve-se reaplicar protetor solar após transpirar ou entrar na água?
Sim, os filtros devem ser reaplicados após transpiração excessiva ou mergulhos.

- O autobronzeador faz mal à pele?
Os autobronzeadores são cremes ou loções à base de di-hidroxi-acetona, que reage quimicamente na pele, provocando a pigmentação da camada mais externa (a camada córnea), dando uma cor semelhante à do bronzeamento. Eles não estimulam a produção da melanina, não causam nenhum dano à pele. O produto deve ser reaplicado em intervalos que variam de 2 a 5 dias para se manter a cor.

-
Usar filtro solar significa que se pode ficar muito mais tempo exposto ao sol?
Os filtros solares são substâncias que têm a capacidade de proteger a pele contra a ação dos raios ultravioleta. Porém, eles não protegem a pele 100%. Mesmo com o seu uso, uma pequena porcentagem de radiação ultravioleta atinge a pele. Dessa forma, os filtros solares permitem que possamos ficar um maior tempo expostos ao sol sem apresentar vermelhidão.
Em curto prazo, os protetores protegem contra queimadura solar. Em um período mais longo, previnem ou minimizam os efeitos tardios, como envelhecimento e os cânceres de pele.

Agora que você já está bem informado, não deixa de aproveitar o verão! Venha se refrescar no parque aquático da AABB Porto Alegre. Entre em contato com a Central de Atendimento do Clube pelo telefone (51) 3243.1001 e confira as condições para associar-se.


* Matéria publicada na AABB em Revista do mês de Dezembro/2011.


Nenhum comentário: